Páginas

Um nome para nossa turma...

A cada ano, depois do período de adaptação, nosso CEI adota nomes fantasia para identificar as 8 turmas.
No caso da nossa turma (JARDIM III "B")
o nome foi escolhido de maneira democrática e participativa, através de votação.

Vejam como tudo aconteceu:

- Primeiro fomos instigados por nossas professoras a darmos sugestões para nome de turma, sendo que a proposta seguinte seria conhecermos um pouco mais sobre o nome escolhido.
- Cada integrante da turma deu sua opinião que posteriormente foi listada em um cartáz com as figuras correspondentes.
- Para a votação, escrevemos nosso nome em um pedaço de papel e fixamos ao lado da figura que representava nossas preferências.
Após todos votarmos, fizemos a contagem dos votos e constatamos... 
Seremos conhecidos e chamados como "TURMA DO MORCEGO"


- Depois de alguns dias e de já estarmos acostumados com esse resultado, produzimos uma lista com nossas dúvidas e curiosidades sobre MORCEGOS, esse material foi ponto de partida para nossas pesquisas.



- Tivemos contato com livros, vídeos, imagens e textos da internet e aos pouquinhos fomos desvendando os mistérios e descobrindo um mundo de novidades sobre esse mamífero.
- Para cada descoberta fizemos um registro...(mais tarde estaremos mostrando aqui)
O que mais nos chamou a atenção foi saber que "MORCEGOS NÃO SÃO DO MAL" e principalmente que esses animaizinhos cumprem um papel muito importante para o meio ambiente !
- Essa descoberta nos motivou a estar mostrando nossas aprendizagens a toda comunidade escolar.
Fizemos isso expondo nossos trabalhos e decorando nossa sala de forma alegre e colorida...

Vejam nossa plaquinha de porta:
Na cartolina branca fizemos linhas sinuosas formando um desenho abstrato, depois colorimos com giz de cera. Os morceguinhos foram feitos com prendedores de roupa e papel cartão pintados de preto. As letras e as bordas foram nossas professoras que fizeram usando EVA.
 Construímos um morcego maior, pois descobrimos que existem
morcegos de vários tamanhos: 
Usamos uma folha de cartolina branca cortada ao meio, escrevemos nosso nome nela, amassamos e desamassamos cuidadosamente;

Com a ajuda de um molde, nossas professoras riscaram os morcegos na cartolina amassada, fazendo um par para cada criança, depois recortaram e uniram as bordas desses pares com cola quente, formando a frente e as costas do morcego; Deixaram uma abertura no “rabinho” para enchermos com folhas de revistas, depois que nossos morcegos ficaram gordinhos, cheios de revistas, a abertura foi fechada.

Pintamos os morceguinhos de preto, depois de seco fizemos os olhos com cartolina branca.
A boca foi feita com corretivo líquido branco.
A sala ficou uma graça, povoada de morceginhos... 

Mas ainda faltava a casinha para nossos mascotes, então iniciamos a construção de uma árvore,
isso mesmo... Quem disse que morcegos moram somente em cavernas e lugares sombrios?
Usamos pratinhos de papelão, pintamos de verde para as folhas da árvore. Nossas professoras fizeram um “tubo” de papel para o tronco da árvore, nós amassamos folhas de revistas e enchemos o tubo para ficar bem firme.

O tubo foi fixado na parede e recapado com papel pardo amassado, os galhos da árvore foram feitos com arame e revestidos com folhas de revistas e fita crepe, por último encapado com papel pardo novamente.
  
Então os pratinhos de papelão que havíamos pintado foram dobrados ao meio
colados no teto bem próximo aos galhos. 
Gostaram da casinha dos nossos morcegos?
Já tem moradores nela...



Esses são alguns mimos que nossas professoras prepararam pra nós:
 
Marcadores de página para as agendas e o cartáz do ajudante.
Nós adoramos nossos presentinhos !!!

AGUARDEM, AINDA TEMOS MUITO PRA MOSTRAR.

4 comentários:

Fabiana Graciela disse...

Vocês estão de Parabéns,Cíntia e Gil está tudo lindo DEMAIS! Vocês são demais mesmo... Que Deus sempre continue dando disposição, talento, criatividade e esse "amor" que só tem que ama o que faz de verdade. Bjus da profª Fabi C.E.I Favinho de Mel II JARDIM I B. Arrasarammmmmmmmmm fofas... AH! E ese blog então,veio pra fica né?!rsrsrsrsrsr

SOL BRANGER disse...

Meninas... Muito lindo... Eu sou apaixonada por esta árvore que vocês aí na sala....ta tudo maravilhoso... Parabéns!!!!!!Parabéns!!!!!!Parabéns!!!!!!Parabéns!!!!!!Parabéns!!!!!!Parabéns!!!!!!Parabéns!!!!!!Parabéns!!!!!!Parabéns!!!!!!Parabéns!!!!!!Parabéns!!!!!!Parabéns!!!!!!Parabéns!!!!!!Parabéns!!!!!!Parabéns!!!!!!Parabéns!!!!!!Parabéns!!!!!!Parabéns!!!!!! bjjjjj

Mauricio Visentainer disse...

Maravilhoso, é o que pode se dizer do trabalho. Achei fantástica a idéia da turma ter um nome, e melhor ainda a turma escolher o nome. Isso da um sentido de "pertencer" a um grupo. E quanto ao trabalho desenvolvido a partir do nome da turma, quase não tenho paravras para falar a beleza que tudo o que vi e li. Muito bonita e didática a forma como as professoras conduziram as atividades de pesquisa. Tenho certeza que muitos adultos devem ter ficado surpresos ao ver os trabalhos, pois ele traz informações que nem sempre as pessoas se dão conta, como também desmistifica e animal pesquisado (morcego) uma vez que sempre é relacionado com o mal. Assim as crianças passam a ve-lo de forma diferente e quem sabe desperte nelas o desejo de um mundo melhor para se viver, não somente para a espécie humana, mas também para todas as espécies.
Parabéns à turma. Parabéns às professoras, pelo brilhante trabalho desenvolvido.

Pequenos Notáveis disse...

Fabi, Sol e Mau
Amigos...vcs são d+
Obrigado pelas belas palavras...
Um big beijo do coração de cada um...