Páginas

Quanto tempo o tempo tem?

Estamos aprendendo sobre o tempo...
Sabemos que há dias em que vamos para o CEI, encontramos nossos colegas e professoras, brincamos, aprendemos e assim crescemos.
As vezes ficamos em casa, ou passeamos com nossa família, pois são dias em que nossos pais estão descansando do trabalho.
Não sabíamos ao certo quando cada um desses dias chegaria, pois na nossa idade tudo isso ainda é muito confuso.
Percebendo que possuíamos essas dificuldades, nossas professoras prepararam uma programação semanal para marcarmos o tempo. Acontece assim:
A SEGUNDA FEIRA É REPRESENTADA PELA COR VERMELHA. É O DIA EM QUE ALGUNS COLEGUINHAS TRAZEM FRUTAS PARA A TURMA. (cada família é notificada e colabora com a fruta uma vez ao mês) 
A TERÇA-FEIRA É REPRESENTADA PELA COR AZUL. NESSE DIA PODEMOS TRAZER UM JOGO (memória, quebra cabeças, dominó, etc)
A QUARTA-FEIRA É O "DIA MARROM". DIA EM QUE TRAZEMOS UM LANCHE SAUDÁVEL, COMEMOS E COMPARTILHAMOS COM OS COLEGAS.
A QUINTA-FEIRA É O "DIA VERDE". DIA EM QUE ESCOLHEMOS UM LIVRO DE LITERATURA INFANTIL PARA LEVAR PARA CASA E LERMOS COM NOSSA FAMÍLIA.
A SEXTA-FEIRA É O DIA LARANJA. DIA EM QUE TRAZEMOS UM BRINQUEDO DE CASA PARA BRINCAR E COMPARTILHAR COM NOSSOS COLEGAS.
O SÁBADO É ROSA,  O DOMINGO AMARELO. SÃO OS DIAS QUE FICAMOS COM NOSSAS FAMÍLIAS.


Essa programação foi elaborada com o consentimento e apoio dos nossos pais que são parceiros e participativos... 

E para que ninguém se esqueça de nenhuma dessas atividades, recebemos esse cronograma com imãs para fixarmos na geladeira lá de casa, ele é fácil de entender porque tem as cores e as imagens referentes a nossa programação. Assim nossos pais nos ajudam a lembrar dos nossos compromissos.
MAS NÃO PARA POR AÍ...

Estamos acompanhado também o calendário anual (coletivo) que está fixado na parede da sala, nele encontra-se as fotos de cada colega no dia respectivo ao seu aniversário.
Tem também as imagens das datas comemorativas mais importantes como natal, páscoa, férias, entre outros. Uma vez ao mês temos o dia da bicicleta, triciclo ou patinete que também está marcado no calendário. Assim podemos contar quantos dias/meses faltam para nosso aniversário chegar ou outra data significativa.

Para acompanhar esse calendário primeiro fizemos a identificação do dia da semana respondendo as indagações das professoras: Hoje é dia de que? Que cor? Que dia da semana? Após respondermos essas questões, identificarmos o número do dia do mês, nossas “profes” fazem perguntas do tipo: se ontem era dia 8, que dia é hoje? Então, depois que descobrimos,  o ajudante pinta o quadradinho do dia com a cor correspondente no calendário coletivo.
Na sequência fizemos o mesmo em nosso calendário individual.
Dessa forma vamos nos aproximando das medidas convencionais de tempo e seguimos uma rotina que nos permite diversas possibilidades.
Quando estamos preparados e sabemos o que nos espera, nos sentimos seguros e adquirimos mais autonomia.

0 comentários: